Novas empresas são responsáveis por 15% da criação de emprego em Portugal

30 Maio 2023

No período entre 2012 e 2022, foram criadas 419 mil empresas em Portugal, um crescimento de 17% face à década anterior, sendo que mais de dois terços foram nos setores dos transportes, do imobiliário, das TIC e da construção.

Os dados da Informa D&B mostram que, na última década, as novas empresas tiveram uma importância significativa nas exportações e na criação de emprego, sendo que as empresas até aos 5 anos de idade foram responsáveis por 15% do emprego em Portugal.

“A criação de novas empresas é um dos reflexos da vitalidade de cada período da história económica do país. Com este estudo do empreendedorismo na última década, quisemos perceber de que modo as novas empresas estão a enriquecer este processo, quer nas suas dinâmicas setoriais, quer na sua capacidade de crescer a nível de negócio e de criação de emprego”, diz Teresa Cardoso de Menezes, Diretora-Geral da Informa D&B.

Das novas empresas criadas numa década, quatro setores foram os mais significativos, sendo eles os Transportes, Atividades imobiliárias, Tecnologias de informação e comunicação e Construção. Mais de dois terços (69%) do aumento das novas empresas na última década é da responsabilidade destes setores.

Os Transportes registam o maior crescimento, com uma taxa anual de crescimento de 16,5%, assente no crescimento dos TVDE.

As atividades da ‘compra e venda’, nas Atividades imobiliárias, e da ‘construção e promoção de edifícios’, na Construção, são aquelas com maior crescimento nos dois setores.

Já nas Tecnologias de informação e comunicação, estas registam uma taxa anual de crescimento de 8% desde 2012, com a atividade de ‘informática’ a ser responsável por 95% do crescimento.

Por outro lado, o setor do Retalho que tem a maior queda na criação de novas empresas no período em análise, com um recuo de 1,6%. Outros setores tradicionais acompanham esta queda, como a Agricultura, as Indústrias e o Retalho.

Fonte: Executive Digest