Apresentação

O projeto Click é desenvolvido através de um Acordo de Cooperação existente entre a EAPN Portugal e o IEFP, I.P.  que trabalha as áreas da empregabilidade de públicos vulneráveis e da responsabilidade social das empresas.

Em 2014, a EAPN Portugal desenvolveu o projeto CLICK, enquanto projeto piloto, na região de Águeda. Decorrente desta fase e da sua avaliação positiva, 2015 foi o ano de alargamento do projeto a outros territórios e grupos e 2016  o de focalização de públicos-alvo e de reforço da ligação com potenciais entidades empregadoras.

Desde 2017, o projeto Click tem-se revestido de uma lógica de rentabilização dos conhecimentos adquiridos, permitindo uma replicação devidamente reconfigurada do projeto, da qual se destacam algumas diferenças estruturantes ao nível da focalização dos públicos-alvo, da intensificação da articulação com o tecido empregador (“mentoria profissional”) e ainda da intensificação e da personalização dos processos de coaching.

ciclo-do-projeto

indicadores-de-resultados

Objetivos

  • Dotar os participantes desempregados de competências comunicacionais e relacionais para a busca ativa de emprego;
  • Contribuir para o desenvolvimento de processos de (re)qualificação junto dos participantes;
  • Estabelecer uma ligação entre a procura e a oferta de emprego:
    • Desenvolver práticas no âmbito da Cidadania Empresarial e Organizacional e da Responsabilidade social das Empresas e Organizações
    • Auscultar as necessidades em termos de procura/oferta no mercado laboral, articulando com o IEFP local as ações de formação profissional e a sua adaptação às necessidades laborais dos empregadores locais.
    • Desenvolver lógicas de “mentoria profissional”, formação em contexto de trabalho e acompanhamento pós-formação, promovendo um processo de efetiva integração sócio-laboral dos participantes.

Esquema Síntese 2019

Esquema Síntese 2019

Logotipo Impacto Social

O Projeto Click foi distinguido em 2015 como um dos 10 projetos finalistas do Impacto Social.
Visite o site: www.samia.pt