O projeto Click é desenvolvido através de um Acordo de Cooperação existente entre a EAPN Portugal e o IEFP, I.P. que trabalha as áreas da empregabilidade de públicos vulneráveis e da responsabilidade social das empresas.
Em 2014, a EAPN Portugal desenvolveu o projeto CLICK, enquanto projeto piloto, na região de Águeda. Decorrente desta fase e da sua avaliação positiva, 2015 foi o ano de alargamento do projeto a outros territórios e grupos e 2016 o de focalização de públicos-alvo e de reforço da ligação com potenciais entidades empregadoras.
Desde 2017, o projeto Click tem-se revestido de uma lógica de rentabilização dos conhecimentos adquiridos, permitindo uma replicação devidamente reconfigurada do projeto, da qual se destacam algumas diferenças estruturantes ao nível da focalização dos públicos-alvo, da intensificação da articulação com o tecido empregador (“mentoria profissional”) e ainda da intensificação e da personalização dos processos de coaching.
No ano de 2021 o Click desenvolveu-se no concelho de Gondomar, com um grupo de 15 formandos no primeiro semestre e outro (15) no segundo semestre do ano.
Em 2022, o Projeto Click escala a sua intervenção para 4 territórios, nomeadamente Vila Nova de Gaia e Porto (1º semestre), Maia e Valongo (2º semestre), pretendendo chegar assim a um total de 80 pessoas, a meta mais ambiciosa desde a sua implementação.
No ano de 2023 o Click celebrou 10 anos de existência e foi reiniciada uma nova expansão territorial para Vila Real, além da continuidade da intervenção no Porto e Vila Nova de Gaia, abrangendo um total de 80 participantes/ano.
Como meio de consolidação dos territórios intervencionados no ano anterior, em 2024 o Click marcará novamente presença em Vila Real e no Porto, pretendendo chegar a um total de 80 pessoas.